Um encontro com resultados...aterradores.

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Jan 14


Regulamento da Noite do Lorde Byron

O presente regulamento refere-se ao evento sem fins lucrativos de nome “A Noite de Lorde Byron”, a realizar-se no dia 8 de Março de 2013 nas cidades aderentes e com presença online através dos meios que se considerarem oportunos.

 

1 - Evento:

 

O evento terá início às 21h nas localizações a anunciar.

Entre as 20h30 e as 23h o espaço estará aberto ao público que poderá usufruir de um espaço de convívio preparado pela organização da cidade acolhedora. Durante este horário, haverá uma curtíssima cerimónia em que os escritores participantes assinarão um compromisso de honra de que escreverão um conto de terror/horror. Poderão haver outras actividades a designar.

 A partir das 22h até cerca das 3h os escritores participantes deslocar-se-ão para a zona de escrita onde irão escrever um conto a entregar à organização no final do evento.

Tipologia do espaço do evento:

  • Na zona de escrita será mantido o silêncio.
  • Os autores poderão escrever o conto com os meios que pretenderem (papel e caneta, computador…) sendo responsáveis por os trazer e pela sua segurança.
  • Não haverá acesso à internet para os escritores.
  • A cada hora será indicada uma pausa opcional em que os escritores serão convidados a dirigirem-se à zona de convívio. Os escritores têm a liberdade de se deslocarem à zona de convívio sempre que quiserem.
  • Na zona de convívio haverá bebidas e acepipes.

 

 

2 - Objectivo:

 

a)      Pretende-se que cada participante na sessão de escrita produza, no decorrer da mesma, um texto de ficção inédito, de sua autoria, inserido na temática comumente reconhecida como Terror, com ou sem elementos fantásticos;

b)      Para este efeito, e no sentido de equidade nas condições da participação, solicita-se aos escritores que:

  1. Não tragam textos previamente escritos, de forma total ou parcial;
  2. Envidem todos os esforços para conclur narrativamente o texto, de uma forma que considerem satisfatória, durante a sessão.

c)      É dada a liberdade aos escritores, para garantirem o melhor cumprimento dos objectivos da sessão, para que:

  1. Possam planear antecipadamente os pontos principais da narrativa ou sinopses como exercício de preparação, sendo que estes não deverão constituir texto efectivo e final;
  2. Possam rever o texto escrito na sessão caso venham a integrar uma publicação comemorativa do evento.

d)      Reunir a comunidade de escritores, leitores e entusiastas de horror e terror e potenciar a troca de experiências entre estes.

 

3 - Participantes:

 

O número de escritores participantes está limitado a 20, por cada cidade participante. No acto de inscrição, será pedido um breve currículo literário (máximo 200 palavras) e uma resposta criativa a uma pergunta. Estes elementos serão usados como critério de selecção, se necessário. A decisão sobre os escritores seleccionados cabe aos organizadores. Não haverá recurso.

A inscrição tem um custo de €5 por participante.

Será pedida uma inscrição gratuita aos visitantes por questões de organização. Visitantes sem inscrição poderão comparecer ao evento, mas em caso de lotação os visitantes previamente inscritos terão prioridade.

O evento poderá ser seguido online. A organização envidará os melhores esforços pela dinamização do espaço e transmissão em directo, com excertos das histórias a serem escritas, entrevistas flash aos autores durante os intervalos, fotos e curtas.

 

4 – Contos:

 

Não se especificam dimensões mínimas nem máximas aos textos a produzir, as quais serão ditadas pelas condições naturais do escritor no tempo disponível e no tema escolhidos. Contudo, pretene-se um conjunto de textos com um tamanho razoável, ou seja, 1500 palavras por escritor.

As versões escritas durante a sessão serão propriedade do autor, sendo no entanto pedida a partilha das mesmas com os restantes autores e com os organizadores. Textos escritos por meio informático deverão ser partilhados no final da sessão, textos escritos à mão deverão ser passados a meio informático após a sessão e enviados para os organizadores no espaço de uma semana, que se encarregarão de distribuir pelos outros participantes. Embora não se possa fazer controlo, a passagem para meio informático dos textos escritos à mão deverá respeitar a forma e conteúdo do que foi escrito durante a sessão, para respeitar o espírito da iniciativa.

Caso, na opinião dos organizadores, se verifique a existência de quantidade e qualidade, poderão estes exercer o direito de solicitar aos autores que os textos produzidos durante a sessão sejam incluidos numa antologia comemorativa do evento, sendo então os autores livres de efectuar melhorias e alterações ao texto de forma a produzir uma versão publicável, no seu entender (as melhorias e alterações, contudo, deverão ser mínimas e resultar num texto que não difira significativamente, em tema, forma, conteúdo e estilo, do inicial). Os autores poderão recusar a inclusão na antologia. Haverá apenas uma antologia comemorativa do evento como um todo, independentemente do número de locais em que venha a decorrer.

 

Nota final:

 

A participação no evento pressupõe a leitura e aceitação deste regulamento.

Todos os casos não patentes no presente regulamento serão decididos pela organização.

O presente regulamento poderá ser alterado sem aviso prévio.

publicado por 7partidas às 22:13
editado por Joana Neto Lima em 30/01/2014 às 20:56

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